Código de Conduta
Código de Ética e Conduta
O QUE É ESTE CÓDIGO DE CONDUTA?
O Código de Conduta é o conjunto de regras e princípios da Magetech, que deverão ser adotados por todos os colaboradores, fornecedores e clientes da Magetech.
É através do código de conduta que são estabelecidos disciplinas e padrões éticos e morais recomendados aos colaboradores, fornecedores e clientes, bem como aqueles que mantém relação comercial com a Magetech.
OBJETIVOS DO CÓDIGO DE CONDUTA
O objetivo deste Código de Conduta é deixar claro os valores empresariais, para que todos os profissionais, fornecedores e clientes, possam compreendê-los, respeitá-los e praticá-los.
O Código de conduta deverá ser utilizado como referência individual e coletiva para as ações e comportamentos de cada profissional, fornecedor e clientes. Além disso, tem como objetivo, contribuir para que esses valores sejam respeitados em todas as localidades e seus profissionais e fornecedores ajam de maneira correta, justa, respeitosa em relação à sociedade e ao meio ambiente.
PARA QUEM SE APLICA?
O presente Código de Conduta se aplica a todos os profissionais que trabalham na Magetech e deve regular os relacionamentos destes profissionais dentro e fora da Magetech com:
- Os demais profissionais da empresa;
- Fornecedores, clientes, bancos e outros parceiros e concorrentes;
- Poder Público, em todos os níveis;
- Comunidade local e com a sociedade em geral.
Ademais, o Código de Conduta se aplica também a todos os fornecedores, parceiros comerciais, clientes, pessoas físicas e jurídicas com as quais a empresa Magetech se relaciona.
MISSÃO, VISÃO E VALORES DA MAGETECH
Missão
Prestar serviços com total segurança, responsabilidade e qualidade, através de profissionais altamente capacitados, por meio de tecnologias inovadoras e eficazes, conquistando a plena satisfação dos nossos clientes.
Visão
Crescer continuamente, oferecendo soluções completas e inovadoras aos nossos clientes, com otimização de processos, através das melhores ferramentas e profissionais especializados e motivados.
VALORES
ÉTICA: Agimos de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos, sem jamais prejudicar o próximo, sempre com honestidade, integridade e transparência
TRABALHO EM EQUIPE: A união faz a força. Somos uma Equipe engajada e comprometida, buscando sempre contribuir com as atividades da equipe de trabalho, compartilhando o nosso conhecimento.
QUALIDADE: Prezamos em satisfazer todas as necessidades e expectativas dos nossos clientes, através de elevado desempenho na execução das atividades, com credibilidade e confiança.
APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO: Aperfeiçoamos o nosso conhecimento técnico constantemente, para conquistarmos a assertividade e excelência em tudo o que realizamos.
INOVAÇÃO: Buscamos melhorias em nossos serviços, processos internos, ferramentas e mão de obra, visando conquistar resultados acima dos padrões de mercado.
COMPETÊNCIAIS COMPORTAMENTAIS DO (A) COLABORADOR (A) DA MAGETECH
Protagonismo: Ser proativo e realizador, entendendo-se como parte fundamental da solução. Estar aberto e disponível às novas ideias para melhoria constantes em busca de resultados diferenciados.
Compromisso com o resultado: Ser comprometido com a realização do trabalho e o seu resultado final, além de garantir a satisfação dos clientes, os prazos e qualidade dos serviços.
Liderança eficaz: Influenciar e mobilizar as pessoas para atingir os objetivos do negócio, inspirando e direcionando sua equipe, perseguindo a alta performance
Excelência das relações: Construir e manter relações pautadas em confiança, respeitos às diferenças e transparência, assumindo suas responsabilidades e adotando uma comunicação clara e empática.
Adaptação: Agir de forma a incorporar novos conceitos e ser resiliente para lidar de forma construtiva com conflitos.
Senso de responsabilidade: Espera-se que o (a) colaborador (a) seja disciplinado, priorizar atividades com eficácia e assumir riscos, responsabilizando-se pelas consequências de suas decisões.
Cooperação: Trabalhar de forma colaborativa e criativa, oferecer e aceitar ajuda, estimular a integração entre as áreas, reconhecendo a importância de cada indivíduo para o todo.
COMO AGIR EM DIFERENTES SITUAÇÕES
O Código de Conduta indica as diretrizes comportamentais de cada profissional, fornecedores ou clientes nas diferentes situações que pode enfrentar no trabalho ou mesmo fora dele.
Assim, sempre que o (a) colaborador (a) estiver indeciso de como agir, consulte este Código de Conduta, ou, caso a dúvida persista, consulte o seu superior imediato.
CONDUTA GERAL
A Magetech preza pela observância dos valores da empresa, visando, priorizando sempre, a dignidade e o respeito mútuo.
Além disso, a Magetech acredita que a diversidade de seus profissionais é um dos fatores principais para a manutenção de seussucesso e crescimento.
Está comprometida com a igualdade de oportunidades de trabalho para todos, independentemente de raça, sexo, religião ou nacionalidade. A progressão na carreira depende, exclusivamente, do desempenho individual, do talento, do comprometimento com os valores da Magetech, dos resultados e do desenvolvimento de cada um.
Não são toleradas práticas discriminatórias contra qualquer profissional ou candidato a emprego.
A Magetech incentiva o respeito e a colaboração entre os profissionais, de modo a criar um ambiente interno favorável para o crescimento profissional.
Assédio moral ou sexual, além de atitudes preconceituosas de qualquer natureza e gênero, são práticas inadmissíveis num ambiente de trabalho respeitoso e digno, e não serão tolerados.
Atos de intimidação, ofensa ou agressão praticados por profissionais, nas dependências da organização ou no exercício da função, seja contra colegas de trabalho ou pessoas que não estejam ligadas diretamente à Magetech (clientes, fornecedores, consumidores, autoridades, integrantes da comunidade, etc), serão punidos de acordo com a legislação e os regulamentos internos.
Se você for vítima de qualquer constrangimento desse tipo ou souber de alguém que tenha passado por essa situação, informe seu superior imediato ou faça uso do nosso Canal de denúncia disponibilizado no site da empresa Magetech (www.magetech.com.br).
O porte de drogas ou armas de fogo e armas brancas, não é permitido de forma alguma no ambiente de trabalho, sendo considerado infração grave, sujeita às sanções trabalhistas e penais.
Ademais, a Magetech não tolera a posse, a oferta ou o uso de drogas e o consumo de bebidas alcoólicas no ambiente de trabalho, durante o expediente. Também não é aceitável estar sob o efeito dessas substâncias durante o expediente. Se há qualquer situação desta natureza internamente na Magetech, e caso você tenha conhecimento, favor comunicar a diretoria. Se um dos nossos colaboradores estiver passando por problema semelhante quanto ao uso de drogas, a Magetech em razão da função social do contrato de trabalho, está à disposição para lhe ajudar, bastando ser comunicada à diretoria para fins de orientações e encaminhamentos.
DIREITOS FUNDAMENTAIS DO PROFISSIONAL.
Ao profissional da empresa Magetech, é assegurado respeito e atenção, independentemente de sua função, posição, cargo ou salário.
Além disso, a Magetech se preocupa com a saúde e segurança do trabalho, assegurando aos profissionais o menor risco possível no desempenho de suas funções, assim, é essencial que todos os colaboradores acatem as normas gerais de saúde preventiva e segurança do trabalho e participar dos treinamentos e das atividades de orientação, fazendo uso habitual dos equipamentos de proteção individual e coletivos fornecidos.
CONDUTA PESSOAL DO PROFISSIONAL
Primeiramente, o(a) colaborador(a) precisa estar atento aos valores da empresa Magetech, a qual preza pela dignidade e respeito mútuo. Assim o (a) colaborador (a) dever estar comprometido com os valores da Magetech, devendo contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável, agindo de acordo com a ética e a boa-fé.
Ninguém deve pedir a um (a) colaborador (a) da Magetech que ele transgrida a lei ou desrespeite os valores, políticas e procedimentos da empresa.
Em caso de dúvida sobre a existência de conflitos de interesses, consulte a diretoria da Magetech.
CONDUTA EM RELAÇÃO A BRINDES
Brindes e oportunidade de entretenimento inapropriados podem prejudicar a Magetech e levar a decisões indevidas de negócio.
Assim, são considerados brindes todos os itens recebidos, como amostra de novos produtos, presentes, bebidas e/ou qualquer outro objeto, de qualquer pessoa, fornecedor, cliente ou prestador de serviços. Além disso, são considerados entretenimento jantares, ingressos para shows e eventos esportivos.
Aos colaboradores, é proibido que usufruam de suas posições para solicitar favores pessoais, obter qualquer tipo de presente ou brinde de qualquer pessoa, fornecedor ou prestador de serviço.
A aceitação de brindes e presentes deverá ter valor limitado a R$ 100,00 e o profissional deverá comunicar ao seu superior, além disso, sua distribuição deve ser generalizada, ou seja, não se destinar exclusivamente a um determinado colaborador. Os casos que não se enquadram nesta definição deverão ser recusados. Na impossibilidade da recusa ou devolução, os brindes e/ou presentes fora dos limites de valor ora estabelecido serão colocados à avaliação individual através da administração da Magetech.
A Magetech espera que seus Fornecedores, antes de oferecer um brinde, presente ou entretenimento, certifiquem-se de que está em conformidade com a prática usual de mercado e com os requisitos legais, de modo a evitar situações que configurem comportamento inadequado.
DENÚNCIAS E ORIENTAÇÕES GERAIS
É dever de todos zelar pelo cumprimento deste Código e comunicar eventuais desvios ao seu superior ou através do Canal de Denúncias, (Ouvidoria), www.magetech.com.br/contato
O Canal de Denúncias estará disponível para todos os colaboradores (as), através do site corporativo: www.magetech.com.br. Em referido site, existe o ambiente virtual próprio, sigiloso, no qual poderão realizar as denúncias de forma anônimas ou não, salientando que todas as situações relatadas serão mantidas em absoluto sigilo com investigação e apuração imediata dos fatos denunciados.
Ademais, não será permitida a retaliação ou represália de qualquer natureza contra aquele que, de boa-fé, comunique situações ou condutas antiéticas.
A Magetech disponibiliza para os seus colaboradores, fornecedores, clientes e prestadores de serviços um canal exclusivo para relatos de situações antiéticas, que violem este Código, políticas, procedimentos internos e/ou legislações vigentes, através do site corporativo: www.magetech.com.br.
Todas as informações são tratas sem rastreamento, protegendo completamente a identidade do colaborador (a).
Importante frisar, que a Magetech se reserva no direito de aplicar medidas disciplinares a qualquer pessoa que, conscientemente, viole este Código e as demais políticas internas e legislações vigentes, ou para aquela pessoa que faça uma falsa acusação e aja de forma imprópria.
As medidas disciplinares serão aplicadas através do Comitê de Ética, que será responsável por analisar as ocorrências excepcionais de situações antiéticas relatadas pelos colaboradores, fornecedores, clientes e prestadores de serviços.
DO COMITÊ DE ÉTICA
Para a apuração dos atos antiéticos cometidos por algum colaborador (a), assim como para apuração de denúncias realizadas no site, será formado o Comitê de Ética, o qual seguirá as diretrizes e prazos para averiguação dos fatos, nos termos estabelecidos no regramento interno.
Farão parte do Comitê, os sócios da Magetech, o Departamento jurídico da empresa e um terceiro, colaborador(a), que será escolhido pelos sócios, devendo, este, ser isento quanto à proximidade das partes envolvidas e não pertença ao mesmo setor do denunciante e denunciado.
Após a composição do Comitê de Ética, serão ouvidas as partes envolvidas e testemunhas para apuração das condutas denunciadas que possam ter transgredido o presente Código, o Regulamento Interno da Magetech, políticas e procedimentos internos, bem como a legislação vigente, em especial, as faltas cometidas no artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho e demais Leis que regulamentem a matéria objeto da denúncia.
Sendo apurada a falta grave ou qualquer ato antiético cometido pelo colaborador (a), o Comitê de Ética aplicará as medidas disciplinares necessárias.
DA MEDIDAS DISCIPLINARES
É primordial o pleno entendimento e atendimento às diretrizes deste Código, sendo que o descumprimento dos princípios e compromissos expressos no Código de Conduta, bem como Regulamento Interno, políticas e procedimentos internos e da legislação vigente, será tratado como extrema gravidade, podendo ensejar na adoção de medidas disciplinares, quais sejam:
- Advertência;
- Suspensão do contrato de trabalho, sem a percepção de salários durante o período de suspensão;
- Dispensa por justa causa, de acordo com o nível e a natureza da infração;
É de suma importância frisar, que as medidas disciplinares aplicadas não isentam o colaborador de responder pelas penalidades civis e criminais cabíveis.
CONDUTA GERAL EM RELAÇÃO AOS CLIENTES
A Magetech busca assegurar a qualidade dos produtos e serviços oferecem, assim, tem o compromisso de atender aos clientes sempre com eficiência, buscando a satisfação total.
Além disso, é compromisso da Magetech construir relacionamentos sólidos e confiáveis com os seus clientes, visando aprimorar o atendimento e a qualidade dos produtos e serviços ofertados, assim, é primordial que todo atendimento seja realizado com ética, educação, respeito e transparência, seguindo, integralmente, o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor.
Os colaboradores da Magetech, têm como compromisso, atender aos clientes com ética, priorizando o bom relacionamento em todos os momentos e preservar a imagem da Magetech perante os clientes.
Ademais, não devem oferecer ou anunciar algo que tem a consciência de que não poderá ser cumprido.
Outrossim, a Magetech e seus colabores têm como compromisso manter a confidencialidade de informações recebidas de clientes e parceiros de negócios. A confiança é uma das bases do relacionamento com o mercado
A concorrência e o respeito aos direitos do consumidor são fatores que favorecem o desenvolvimento do mercado em bases sustentáveis. Nenhum cliente pode ser forçado a aceitar condições que contrariem essas regras para adquirir produtos ou serviços da Magetech.
CONDUTA GERAL DA MAGETECH EM RELAÇÃO AOS SEUS FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS
A Magetech mantém com os seus fornecedores e prestadores de serviços, uma relação pautada no profissionalismo e respeito mútuo, além disso, o relacionamento entre a Magetech e seus fornecedores e parceiros, deve ser pautado pela busca da qualidade, adequada relação custo-benefício, confiabilidade técnica e financeira, integridade na condução da negociação, no que se refere à legislação, ao meio ambiente e aos direitos comerciais, sociais e contratuais.
Não são tolerados atos de corrupção ou fraude, assim, os fornecedores e prestadores de serviços não podem estar ligados ou envolvidos em quaisquer atividades ilegais.
É primordial que haja confiança entre a Magetech e seus fornecedores, sendo esta é a base para um bom relacionamento. Assim, espera-se que todos os dados, detalhes e informações que forem transmitidas pela Magetech sejam tratadas como confidenciais pelo fornecedor, devendo este proteger a informação de ameaças para garantir a continuidade dos negócios e minimizar riscos à Magetech.
CONCORRÊNCIA
A Magetech preza pela concorrência livre e leal entre seus fornecedores.
Não são aceitáveis práticas ilícitas, como a melhora de preços que não estão em conformidade com a legislação vigente, inclusive trabalhista e tributária; agir de forma que possa afetar a imagem dos concorrentes; compactuar ou beneficiar-se de qualquer tipo de fraude empresarial; realizar ou contribuir com práticas comerciais coercitivas e de abuso de poder econômico; oferecer ou realizar suborno, extorsão ou pagamentos facilitadores para acelerar uma ação.
CONDUTA EM RELAÇÃO AOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
A Magetech mantém o relacionamento com a imprensa baseado na confiança, respeito mútuo, ética e profissionalismo. Consideramos importante o papel da imprensa na formação da imagem da Magetech perante a organização pública e está à disposição para fornecer informações ou atender às solicitações, quando estas forem pertinentes, levando-se em consideração o direito de não se manifestar em questões que contrariem seus interesses.
É importante salientar que, apenas pessoas indicadas pela Magetech para exercer o papel de porta-vozes estão autorizados a falar em nome da empresa, assim, caso seja procurado para dar informações, entrevistas ou declarações da Magetech em algum veículo de comunicação, informe o superior responsável.
CONDUTA EM RELAÇÃO ÀS REDES SOCIAIS
A internet é um ambiente público, com rápida repercussão e abrangência, a qual permite criar imagens positivas ou negativas, consequentemente, a utilização das redes sociais se tornou parte do dia a dia da maior parte da população.
Assim, não incentivamos a associação da Magetech, ou, até mesmo, de seus fornecedores ou clientes, ao perfil do colaborador (a) em suas redes sociais, com exceção, apenas, daquelas de natureza exclusivamente profissional. Desta forma, a Magetech proíbe a divulgação, por qualquer meio, segredo, assunto ou fato de natureza privada que envolvam seu nome e estabelecimento; ainda, proíbe a exposição em redes sociais ou por qualquer outra forma, fotografias internas (com exceção dos locais próprios e autorizados pela empresa, como a área de convivência e descanso), de setores ou qualquer dependência da empresa e seus maquinários e ou pessoas que ali estejam (empregados ou terceiros), devendo manter “sigilo e confidencialidade”, durante e após o encerramento do respectivo contrato.
Em caso de identificação da utilização indevida do nome da Magetech, ou um dos seus clientes e fornecedores nas redes sociais, o (a) colaborador (a) deverá imediatamente informar o seu superior ou comunicar o fato no Canal de Denúncias.
CONDUTA EM RELAÇÃO À COMUNIDADE PRÓXIMA E AO MEIO AMBIENTE
A Magetech, procura conviver de forma harmoniosa com a comunidade próxima onde atua, respeitando as pessoas, seus costumes, valores e o meio ambiente, isto porque é de suma importância manter relações de respeito, transparência e cooperação com a comunidade onde atuamos.
Além disso, no tocante ao meio ambiente, as decisões da Magetech devem considerar os impactos produzidos tendo como objetivo a identificação do dano causado e a rápida reparação e redução no exercício das atividades.
TRABALHO ESCRAVO E INFANTIL
A Magetech condena o trabalho escravo e infantil e espera que seus fornecedores, clientes, prestadores de serviços e demais parceiros, monitorem sua cadeia com tais práticas e, caso sejam identificadas, serão denunciadas às autoridades competentes.
O trabalho do menor, se praticado conforme regulamentação, não poderá ser realizado em locais prejudiciais à sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social ou em horários e locais que não permitam a frequência à escola.
Quanto ao trabalho escravo ou condição análoga à escravidão caracterizado pela sujeição do trabalhador ao empregador ou tomador dos serviços, independentemente de consentimento, ou realizado mediante fraude, violência, ameaça ou coação de quaisquer espécies, é terminantemente proibida pela Magetech em toda a sua cadeia produtiva e, se reserva o direito de não contratar serviços ou ter relacionamento comercial com fornecedores, cliente e demais parceiros que não cumpram esta determinação.
ATIVIDADES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS
A Magetech é uma empresa apartidária e respeita o direito individual de colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros quanto ao seu envolvimento político e sindical. Desta forma, a Magetech espera que seus Fornecedores reconheçam a liberdade de associação e os acordos e negociações coletivas.
Ademais, nenhum profissional está autorizado a solicitar participação, apoio, financiamento ou envolvimento de outros profissionais com qualquer candidato ou partido. As atividades políticas realizadas por profissionais devem ocorrer fora do ambiente de trabalho e das horas de expediente.
CONDUTA EM RELAÇÃO AO PODER PÚBLICO
No tocante ao poder público, o relacionamento com autoridades, políticos e agentes públicos, deve ser pautado em atitudes profissionais e corretas, assim, a Magetech repudia todo e qualquer ato de corrupção, seja por parte dos colaboradores, fornecedores, clientes e prestadores de serviços.
Não são toleradas práticas antiéticas de qualquer tipo, bem como quaisquer favorecimentos, subornos, pagamentos de quaisquer quantias em dinheiro e distribuição de brindes, produtos, presentes ou entretenimento a qualquer funcionário público com a finalidade de obter vantagens em decisões ou utilizar de influência para manter negócios.
Além disso, não são toleradas práticas que envolvam fraude a contratos e ou procedimentos licitatórios, impedimento a obstrução de atividades investigativa ou fiscalizatórias dos órgãos públicos, sendo obrigação dos colaboradores, fornecedores e demais profissionais, reportá-las de imediato à Magetech.